Facebook
Nós ajudamos você a encontrar o carro ideal!

Nova Carteira Digital de Trânsito: veja mudanças da última atualização

Nova Carteira Digital de Trânsito: veja mudanças da última atualização

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) passou por uma atualização recente e trouxe novidades. Agora, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, o a nova Carteira Digital de Trânsito passa a permitir o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência on-line da propriedade do veículo, além de outras facilidades.

Conforme o Ministério, com um novo design, o aplicativo apresenta mais praticidade, com os temas subdivididos de forma mais clara e de rápido acesso. Ou seja, o objetivo é tornar a experiência de navegação mais leve e agradável. Nessa nova versão, o usuário encontra em ordem vertical os quatro itens principais:

Condutor

Na área do condutor, são apresentadas as informações pessoais e ainda a opção de exibir a CNH Digital e o Cadastro Positivo.

Veículos

Já na aba de veículos, são listados verticalmente os bens vinculados ao CPF ou CNPJ do usuário, e os botões para as funcionalidades: exibir o CRLV digital, indicar o principal condutor, comunicar venda e realizar a transferência digital de propriedade e, além disso, consultar comunicados de recall.

Infrações

Nesta área é possível verificar informações por infrator e por veículo. Além disso, realizar o pagamento de multas com desconto, indicar o real infrator e acompanhar as notificações e a situação da infração.

Educação

Em Educação, estão as campanhas de conscientização sobre regras e comportamento no trânsito.

CDT

Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Digital de Trânsito inovou ao reunir num único aplicativo as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) assim como do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel.

Para ter acesso à nova versão da Carteira Digital de Trânsito é preciso baixar ou atualizar o aplicativo, disponível para Android ou iOS. Em seguida, fazer o login pela conta gov.br. A plataforma conta com tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desenvolvido para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

Cadastro positivo

O novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito permite que o motorista faça adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que também se chama de Cadastro Positivo de Condutores. O RNPC é um cadastro, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permite empresas bem como órgãos públicos a oferecerem benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

A boa conduta dos motoristas poderá ser motivo de prêmio com benefícios como, por exemplo, descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento.

Artigo de Mariana Czerwonka
Imagens: Reprodução Própria

Postado em 30/09/2022.