Facebook
Nós ajudamos você a encontrar o carro ideal!

Gaúchos aderem a serviços digitais de trânsito e lideram ranking nacional

Gaúchos aderem a serviços digitais de trânsito e lideram ranking nacional

Levantamento realizado pelo Detran/RS revela que 39% das apresentações de real condutor infrator do RS foram realizadas eletronicamente em 2023. Seja pela Central de Serviços do Detran/RS ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, os gaúchos aderiram com entusiasmo aos serviços digitais. Dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que 36% das apresentações de condutor feitas no país via Carteira Digital de Trânsito foram do RS. 

A apresentação de real condutor infrator acontece quando o responsável pela infração não é o proprietário do veículo. Nessas situações, o proprietário apresenta formalmente ao órgão de trânsito o condutor que estava dirigindo no momento, que é responsável pela infração. Até 2019, a apresentação de condutor infrator era feita exclusivamente em papel, pelos Correios ou atendimento presencial dos órgãos de trânsito. Em novembro de 2019, o serviço foi disponibilizado na Central de Serviços do Detran/RS e, em 2020, na Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal

No Rio Grande do Sul, há vários caminhos para fazer a apresentação de real infrator: pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (onde estão também os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação), pelo Portal da Senatran e pela Central de Serviços do Detran/RS.  

A Senatran divulgou que em 2023, foram 243.257 mil indicações de condutor infrator realizadas pelo meio eletrônico em todo o país, sendo 225.260 feitas diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e outras 19.997 mil pelo Portal. Desse total, os gaúchos foram responsáveis por 81.888 requerimentos pela CDT e 6.854 pelo Portal, totalizando 88.742 processos digitais (36%). 

O Detran/RS recebeu, no total, 283.508 apresentações de condutor, sendo 110.924 por meio eletrônico (Central de Serviços, CDT e Portal Senatran), ou seja, 39% do total dos requerimentos de condutores gaúchos em 2023. 

Para a chefe da Divisão de Infrações do Detran/RS Ângela Roxo, a boa adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, que oferece desconto de 40% para quem optar pelo serviço digital, explica a grande adesão também para o serviço de apresentação de condutor. “Além da eliminação do papel e espaços de armazenamento, o serviço digital também agiliza o serviço para o órgão de trânsito e para o cidadão, eliminando o tempo de Correios e tramitação de processos em papel. Embora nós consideremos uma boa adesão em curto período de tempo, ainda temos espaço para avançar". 

Fonte: Detran/RS
Imagens: Freepik

Postado em 19/01/2024.