Facebook
Navegue por quaisquer dispositivos. É compatível!

Estado atinge novo recorde na redução de roubo de veículos em agosto

Estado atinge novo recorde na redução de roubo de veículos em agosto

A Secretaria da Segurança Pública divulgou nesta sexta-feira (10) os indicadores criminais do RS referentes ao mês de agosto. O que melhor demonstra a queda persistente dos crimes patrimoniais é o roubo de veículos, que pelo segundo mês consecutivo bateu o recorde da menor marca já verificada para um período de 30 dias desde que teve início a contabilização desse tipo de delito, há 19 anos. Com apenas 314 casos em todo o Estado, agosto conseguiu superar o mínimo anterior, que havia sido atingido em julho, com 324 ocorrências.

Entre os principais fatores para essas quedas recorde, estão a ampliação do uso de videomonitoramento e cercamento eletrônico, que dão maior agilidade na identificação de veículos objeto de roubo para consequente prisão dos assaltantes, bem como o combate ao mercado ilegal de peças automotivas por meio da Operação Desmanche, que em agosto realizou sua 99ª edição. Lançado no início do ano pelo Departamento Estadual de Trânsito, o site Peça Legal (detran.rs.gov.br/peca-legal) também colabora para encolher o comércio ilícito de peças ao disponibilizar para consulta na internet o catálogo com mais de 8 milhões de itens nos quase 500 Centros de Desmanche Veicular (CDVs) cadastrados em todo o RS.



O resultado também representa queda de 41,3% frente aos 535 roubos de veículos registrados em agosto do ano passado. Na comparação com o pico de ocorrências, quando 1.943 motoristas tiveram seus veículos levados por assaltantes no oitavo mês de 2015, a retração chega a 83,8%.



No acumulado de janeiro a agosto, a comparação com o mesmo intervalo de 2020 mostra uma queda de 44,6%, passando de 6.039 casos para 3.345, o que significa 2,6 mil roubos de veículos a menos. A marca é também o menor total da série histórica desde o seu início, em 2002.



Assim como no resultado mensal, a Capital também atingiu o menor total de roubos de veículos para a série histórica do acumulado entre janeiro e agosto. A soma caiu de 2.559 ocorrências no período em 2020 para 1.298 neste ano, uma retração de 49,3%.





Fonte: Detran/RS
Imagens: SSP/RS

Postado em 17/09/2021.