Facebook
Nós ajudamos você a encontrar o carro ideal!

Documentos de licenciamento 2021 já estão sendo gerados

Documentos de licenciamento 2021 já estão sendo gerados

Com a definição de que a taxa do seguro DPVAT não será cobrada no exercício de 2021, proprietários de veículos que já quitaram as demais taxas estão tendo seus veículos licenciados para 2021. Embora o documento anual seja agora exclusivamente digital, o Detran/RS informa que os novos documentos começaram a ser processados na última segunda-feira (04), quando entrou em vigor a Resolução 809, do Conselho Nacional de Trânsito. Isso porque a normativa altera o layout do documento eletrônico.

Os documentos de quem pagou o IPVA antecipado serão gerados gradativamente nos próximos dias. A mudança não traz prejuízo aos proprietários de veículos, já que o licenciamento de 2020 ainda está válido e só começa a vencer em 30 de abril para as placas finais 1, 2 e 3. Para as placas com finais 4, 5 e 6 a validade vai até 31 de maio; 7 e 8, até 30 de junho; por fim, placas finais 9 e 0 vencem em 31 de julho, seguindo o calendário de licenciamento.

Somente digital

O Detran/RS alerta que os documentos não serão mais impressos. O documento anual de veículo agora é exclusivamente digital e pode ser acessado pelos proprietários no app Carteira Digital de Trânsito ou impresso em uma folha comum direto do portal www.gov.br. Para saber como gerar o documento no app ou imprimir, acesse o site do Detran/RS.

Licenciamento anual

A Autarquia informa, ainda, que para ser gerado o documento é preciso quitar as taxas que compõem o licenciamento: além do IPVA, a taxa de licenciamento e multas vencidas, se houver.

Fonte: Detran/RS
Imagens: Freepik

Postado em 08/01/2021.