Facebook
Nós ajudamos você a encontrar o carro ideal!

Detran/RS tem serviços afetados pela chuva e adota medidas emergenciais

Detran/RS tem serviços afetados pela chuva e adota medidas emergenciais

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) está com todos os serviços indisponíveis desde o dia 06/05 quando houve o desligamento preventivo do datacenter da Procergs, que foi atingida pela enchente em Porto Alegre. No entanto, dia 09/05 o órgão divulgou algumas medidas emergenciais para amenizar o impacto à população. Dentre elas estão: a autorização de realização de aulas teóricas e práticas, nas localidades onde há condições para isso; e a isenção de cobrança de diárias de veículos em depósito, no período em que o sistema estiver inoperante. 

Outras providências devem acontecer nos próximos dias, mas dependem de publicação de normativas federais e estaduais, estão tramitando e serão informadas assim que possível.

Elas trarão medidas excepcionais com flexibilizações e novos prazos, para que os impactos da indisponibilidade temporária dos serviços em razão da enchente sejam minimizados, na medida do possível”, informa o Detran/RS. 

Aulas em CFCs

Os Centros de Formação de Condutores foram autorizados a ministrar aulas teóricas e práticas para os candidatos que já estão com processo de habilitação em andamento, e quiserem realizar estas etapas. Mas, será necessário que o candidato verifique a situação do seu CFC, pois, em cada localidade há uma realidade diferente. 
De acordo com o órgão, para que as aulas aconteçam, se faz necessária infraestrutura que permita a oferta desse serviço com segurança para profissionais e alunos.

Sobre as diárias de depósito

Já que sem sistemas não é possível pagar despesas e nem retirar veículos que estão nos pátios dos Centros de Remoção e Depósito credenciados pelo Detran/RS, serão isentas as diárias entre 06/05 e o dia em que voltarem os serviços, o que vai permitir a liberação dos veículos para retirada. 

Campanha de doação

Diante de todo esse cenário, o Portal do Trânsito se uniu aos parceiros Tecnodata Educacional, Creative Hut, Cervejaria Ovelha e Academia Carpe Diem e criou uma campanha para arrecadação de doações para os municípios mais afetados do Rio Grande do Sul – RS.

Durante toda essa semana, receberemos doações de água, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e medicamentos básicos e realizaremos a entrega em Porto Alegre. Veja como doar.

Artigo: Assessoria de Imprensa
Imagens: Freepik

Postado em 17/05/2024.