Facebook
Navegue por quaisquer dispositivos. É compatível!

Detran/RS reforça alerta: persiste o golpe do falso leilão virtual

Detran/RS reforça alerta: persiste o golpe do falso leilão virtual

Tem aumentado o número de vítimas de criminosos que praticam crime de estelionato via internet, utilizando-se de sites falsos que anunciam “leilões virtuais do Detran/RS”. As pessoas são atraídas por ofertas de veículos muito vantajosas (preços excessivamente abaixo do valor de mercado) e que expiram muito rapidamente, induzindo a ações impulsivas e impensadas.

Embora aparentem, à primeira vista, serem sites confiáveis, a maioria deles contando até com o logotipo do Detran/RS, são falsos e estão hospedados em servidores fora do país, dificultando sua retirada do ar. Os golpes aplicados fazem com que o arrematante efetue o pagamento do bem e nunca receba o veículo supostamente comprado.

Por isso, o Detran/RS esclarece que não faz leilão de veículos de seguradoras, sinistrados ou não, tampouco de veículos de financeiras, tomados em garantia de pagamentos de empréstimos. Os veículos leiloados pelo Detran/RS, aptos à circulação, são exclusivamente aqueles que estão nos Centros de Remoção e Depósito credenciados (CRDs) e que não foram reclamados por seus proprietários no prazo legal.

Os criminosos chegaram a forjar um falso “Termo de Arrematação”, bastante elaborado e que traz até a marca do Detran/RS acrescida da palavra “leilões” em seu cabeçalho, para tentar dar mais credibilidade ao golpe. Costumam informar o antigo endereço de um Centro de Remoção e Depósito credenciado ao Detran/RS, que ficava na Rua do Bosque, 200, em Porto Alegre, mas o CRD não tem nenhuma relação com os estelionatários.

Documento forjado para golpes online
Criminosos colocam marca do Detran/RS em sites e documentos falsos

FIQUE ATENTO

Veja quais os cuidados necessários para não ser uma vítima do golpe do falso leilão:
1) Confira no site oficial do Detran/RS os próximos eventos > detran.rs.gov.br > menu Veículos > Leilões > Calendário de Leilões;
2) Veja nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações;
3) Se possível, agende uma visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente;
4) Participe do leilão na data e horário agendados pelo Detran/RS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br);
5) Caso seja atraído por um anúncio, desconfie de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”);
6) Pesquise a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais;
7) Suspeite de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;
8) Não faça transferências bancárias. Nos leilões do Detran/RS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma Delegacia de Polícia ou preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online.

Importante: O portal Ache Veículos é apenas um site de anúncios de revendas. Não negociamos, vendemos ou leiloamos veículos; Apenas servimos como plataforma para a divulgação do estoque das revendas aqui presentes.

Fonte: Detran/RS
Imagens: Detran/RS e Freepik

Postado em 11/09/2020.