Facebook
Busque veículos por cidade, revenda, ano... é fácil.

Detran alerta para golpe de pagamento de taxas

Detran alerta para golpe de pagamento de taxas

Por conta das reclamações recebidas via Ouvidoria do Detran/RS, a Autarquia reforça o alerta para golpes envolvendo o pagamento de taxas e débitos de veículos. Golpistas disponibilizam links falsos, guias e até códigos PIX fakes, que direcionam o pagamento para pessoas físicas. 

Para evitar prejuízos, a recomendação é sempre pesquisar em canais oficiais dos órgãos estaduais: 

- Licenciamento e IPVA via Central de Serviços do Detran/RS, no site oficial www.detran.rs.gov.br, via canais da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados;

- Taxas são pagas via Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), entregues nos Centros credenciados do Detran/RS (como CFCs e CRVAs) ou acessíveis pelo rs.gov.br, site oficial do Detran e/ou na Central de Serviços;

- Em caso de PIX, sempre gerar o código para pagamento nos canais oficiais do Governo do Estado: portal rs.gov.br, Central de Serviços do Detran/RS; site ou aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS). 

Antes de confirmar o pagamento, é necessário conferir se o valor será creditado a um CNPJ de um órgão do Governo do Estado, seja Detran/RS ou Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA). 

Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br, para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas pela Polícia Civil.

ATENÇÃO

Existe ainda a possibilidade de financiamento de débitos com cartão de crédito, por meios de instituições financeiras credenciadas pelo Detran/RS. Essas empresas atuam como intermediárias entre o proprietário do veículo e o Governo do Estado. Veja todas as informações sobre essa modalidade de pagamento no site www.detran.rs.gov.br, menu Veículos, clicando em Financiar débitos do veículo com cartão.

Fonte: Detran/RS
Imagens: Freepik

Postado em 25/05/2023.