Facebook
Nós ajudamos você a encontrar o carro ideal!

Brigada Militar começa aplicar provas para CNH em Caxias do Sul

Brigada Militar começa aplicar provas para CNH em Caxias do Sul

Os policiais militares começaram a aplicar a prova prática para Carteira Nacional de Habilitação nos candidatos à motorista de carro (CNH B) em Caxias do Sul na manhã da última terça-feira. A força-tarefa que inclui 42 brigadianos visa desafogar a fila de espera com 6.257 alunos com Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) aptos para essa etapa somente em Caxias do Sul, número no qual 4.799 são remanescentes do período de 2019 a 2021. Ao todo, três comissões trabalharam nas provas, cada uma formada por três PMs, sendo uma comissão atuando por turno. 
Ao todo, foram realizadas 150 provas. Hoje (sexta-feira), a previsão é de efetivar mais 75 testes. As próximas cidades contempladas com essa iniciativa são Passo Fundo e Pelotas, que também estão com alta demanda para os exames de rua. O intervalo será de uma semana em cada município, que também receberá os testes de rua nas quintas e sextas-feiras. 

Os policiais designados para a função de examinador trabalham no Centro de Formação de Condutores da Brigada Militar, onde habilitam para moto, caminhão e ônibus. Por isso, passaram por dois dias de treinamento teórico para alinhar critérios antes de irem a campo, que foi ministrado pelo coordenador de prova Prática do Departamento Estadual do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Cristiano Costa. O coordenador ressaltou que foi acompanhar os brigadianos na atividade, já que foram apenas os policiais preparados que participaram do processo na quinta-feira. Costa analisou essa primeira experiência como positiva. 

Estão muito dedicados, fazendo as provas com fluidez e vão cumprir todas que estão agendadas, sem nenhum cancelamento”, destaca. Os brigadianos, que não estavam de farda, mas vestindo um colete de examinador do Detran, aprovaram 55% dos candidatos neste primeiro dia, informou Costa.

O servidor acredita que esse avanço possa diminuir bastante o represamento, mas não dentro do prazo, considerando que os RENACHs vençam em 31 de dezembro. “Seria necessário um tempo maior, talvez no mínimo até o fim de março do ano que vem”,  avaliou. O diretor técnico do Detran/RS, Fábio Pinheiro dos Santos,  assinalou que os brigadianos examinadores serão escalados seguindo as necessidades dos CFCs. Em Caxias do Sul, tem dez CFCs, com alunos que aguardam a conclusão do processo de conquista da CNH.  

Artigo de Taís Teixeira
Imagens: Freepik

Postado em 04/11/2022.