Facebook
Navegue por quaisquer dispositivos. É compatível!

Brasil terá novo modelo de carteira de motorista em 2022

Brasil terá novo modelo de carteira de motorista em 2022

Em breve os motoristas terão de fazer adaptações, pois um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a ser implementado. Na verdade, a partir do dia 1º de junho o formato atualizado do documento voltado aos condutores já entrará em vigor por todo o Brasil.

Por isso, segundas vias da CNH serão emitidas para quem precisar, bem como para os condutores recém habilitados e para quem renovar a licença. Mas não é preciso se preocupar em ter pressa, pois não há necessidade de realizar a troca para o que será o novo padrão de imediato



A regulamentação da nova CNH foi disposta na Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em veículo oficial de imprensa no dia 13 de dezembro. Portanto, o documento está liberado para expedição por vias físicas, digitais ou em ambas, sendo que o formato mais conveniente ficará a critério do condutor. 

O destaque da nova CNH será a predominância das cores verde e amarelo, bem como de uma tabela que auxiliará na hora de identificar os tipos de veículos que o cidadão está apto a conduzir. Funcionará da seguinte forma: a primeira coluna terá a categoria da CNH, acompanhada de uma imagem do automóvel e a indicação se o portador do documento está devidamente habilitado para dirigir tal veículo. 

Outra novidade se refere à inserção da letra “P”, com o propósito de indicar que o motorista tem permissão para dirigir, ou a letra “D” para apontar que o condutor já está em posse da CNH definitiva. E não para por aí, pois o documento também irá apontar se o cidadão se beneficia da carteira de habilitação para o exercício de atividade remunerada, além de possuir um espaço específico para constar as restrições médicas que ele possui e que foram identificadas durante o processo de aquisição da CNH.

Um critério que será mantido na nova CNH é o QR Code, já implantado em todos os documentos que foram emitidos por órgãos oficiais desde o ano de 2017. Este código terá a responsabilidade de armazenar virtualmente todas as informações sobre o documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor por questões de segurança.

Fonte: FDR
Imagens: FDR

Postado em 31/12/2021.